
Um fotógrafo porto-riquenho registrou na segunda-feira imagens dos mais raros e altos relâmpagos do mundo. Trata-se de um raio jato gigante com bolas de fogo que surgiu no céu entre Porto Rico, território norte-americano no Caribe, e as Ilhas Virgens Britânicas.
As fotografias foram feitas por Frankie Lucena. Em suas redes sociais, o fotógrafo comentou o registro feito com sua câmera Sony A7s: “Um jato gigante de aparência impressionante perto das Ilhas Virgens na noite passada. Retirado de Cabo Rojo, Porto Rico, voltado para o nordeste, às 22h41 hora local”, escreveu no Twitter.

“Evento jato gigante sobre Dorado, Porto Rico, em 20 de setembro. Ficava a apenas 100 km da minha localização em Cabo Rojo. Ainda bem que eu estava usando uma lente grande angular “, acrescentou Lucena.
Veja o frame a frame!
Dedicado a acompanhar esse tipo de fenômeno, o cientista Tony Phillips, da Nasa, ficou impressionado com os registros feitos por Lucena.
“Na verdade, esta é uma das melhores fotos de um jato gigante”, escreveu Phillips em seu site, o spaceweather.com. A fotografia foi tirada durante uma forte tempestade. Segundo o pesquisador, o fenômeno "parece adorar tormentas sobre a água" e costuma surpreender os passageiros a bordo de aeronaves comerciais.
“Às vezes chamados de 'o relâmpago mais alto da Terra', porque atingem a ionosfera a mais de 80 quilômetros de altura, as formas gigantescas foram descobertas perto de Taiwan e Porto Rico em 2001-2002. Desde então, apenas algumas dezenas de jatos gigantescos foram fotografados”, escreveu Phillips.