Uma influencer iraniana, apelidada de "Angelina Jolie zumbi", foi condenada a 10 anos de prisão por "promover a corrupção pública" no Irã com as suas atividades na internet, informou no fim de semana o "Daily Mail". A sentença foi confirmada por Masih Alinejad, jornalista que conversou com o advogado da iraniana.Informações Extra.
"Dez anos de prisão para uma instagramer iraniana que usou maquiagem e Photoshop para se tornar uma Angelina Jolie zumbi. Uma brincadeira a levou para a cadeia", lamentou ela.
Conhecida como Sahar Tabar na rede social, Fatemeh Khishvand, o seu verdadeiro nome, tem 19 anos e é originária de Teerã. Antes de sua conta ser excluída na rede social, a iraniana tinha acumulado 486 mil seguidores após postar regularmente fotos do seu rosto assustadoramente magro.
Inicialmente, em novembro de 2017, circulou a informação de que a iraniana tinha feito intervenções cirúrgicas para ficar parecida com a atriz americana Angelina Jolie. A fotos da "transformação" viralizaram no mundo.
Porém a influencer depois revelou que o resultado na aparência era produto de manipulação das imagens com o Photoshop e maquiagem, apesar de admitir ter feito plástica no nariz e preenchimento nos lábios.
Ela foi presa pela primeira vez em outubro de 2019. Inicialmente, acreditava-se que Sahar ficasse no máximo dois anos presa, no caso de sua condenação. As acusações contra a iraniana incluíram blasfêmia, incitação à violência, obtenção de renda por meios inadequados e incentivo à corrupção de jovens, informou a agência de notícias Tasnim à época.
Em abril, noticiou-se que Sahar havia contraído Covid-19 na prisão. Nos últimos anos, a polícia iraniana tem feito operações contra influencers acusados de "corromper os valores tradicionais" da nação islâmica, que tem um regime teocrático. Vários foram detidos.