Um estudo realizado pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, mostrou que ter um irmão mais velho também aumenta as chances de os irmãos mais novos serem homossexuais. Isso seria o resultado de um efeito biológico.
Para os cientistas, o fato aconteceria porque cada feto masculino o útero materno se altera e produz uma proteína particular para a formação dos órgãos masculinos. O corpo da mãe, por outro lado, produz anticorpos como resposta a esse tipo diferenciado de proteína.
Com isso, na próxima gravidez, caso sejam fetos masculinos novamente, o bebê em desenvolvimento fica mais exposto a estes anticorpos da mãe. Mas, claro, esta resposta imunológica natural, chamada de “fenômeno do irmão mais velho”, é apenas uma mínima influência que a sexualidade do homem pode ter.
Os cientistas contam que esses são apenas resultados iniciais da pesquisa. De acordo com eles, características como sexualidade são determinadas por inúmeros fatores diferentes e interligados, como o tamanho da família, a idade de mãe na época da gestão e, claro, a genética.