A britânica Victoria Wright nasceu com uma rara condição que deformou seu rosto.
Conhecida como “Doença dos Anjos”, também chamada de “querubismo”, é uma lesão fibro-óssea hereditária. A condição afeta a mandíbula e a maxila, deformando o rosto. A perda da massa óssea que possibilita o aumento do volume, pelo crescimento do tecido fibroso, geralmente some quando a criança cresce.
Nos pacientes com querubismo, como Victoria, a condição permanece ao longo da vida. Aos quatro anos ela já mostrava traços do problema, com os dentes ficando fora do lugar. Por histórico familiar da doença, logo sua mãe notou que era mais um caso de Doença dos Anjos na família.
A Doença dos Anjos é chamada assim por conta da aparência que as figuras místicas supostamente teriam, de acordo com os artistas renascentistas, com o rosto ovalado e bochechas grandes.
Durante sua juventude, Victoria sofreu humilhações de colegas de escola, mas afirma ser feliz e autoconfiante. “Já me ofereceram cirurgias para diminuir o tamanho de meu queixo, mas eu não acho que isso melhoraria minha aparência. Já me acostumei com ela”, disse ela, orgulhosa de quem é.