Dois adolescentes não hesitaram em mergulhar num poço cheio de lama para salvar um canguru assustado nos arredores de Sydney, na Austrália.
Desde que o vídeo do resgate foi compartilhado online, a dupla tem sido muito elogiada pelo raciocínio rápido, uma vez que montaram toda uma operação de salvamento em questão de segundos, usando uma corda para alcançar o animal preso na lama.
Jack Donnelly e Nick Heath, ambos de 19 anos, estavam andando de moto por uma estrada de terra em Agnes Banks, perto do rio Nepean, quando viram a infeliz criatura presa até o pescoço, rosnando com muita aflição.
“Eu vi o canguru pela primeira vez quando Nick e eu estávamos andando pela estrada de terra. Apenas sua cabeça não estava coberta pela lama”, disse Jack ao portal Today.
Ao final do resgate, Nick disse que ele e seu amigo estavam orgulhosos de seus esforços heroicos.
“A vida do canguru era importante para nós, então saímos de braço e perna e conseguimos”, disse ele. “Achamos que ele foi procurar água naquele momento, mas estava muito lamacento, então ficou totalmente preso”.
“É uma coisa muito patriótica de se fazer e estamos orgulhosos do que fizemos. Se virmos algo assim novamente, faremos tudo de novo”, completou.
Ao final, os jovens resolveram dar um nome ao canguru, batizando-o de “Lucas”.
“Nós apenas concordamos com o nome. Nós gostamos, é fofo”, brincou Nick.
A avó de Jack, Kerry Reynolds, disse ao portal Nine News que estava orgulhosa dos meninos em terem feito algo nobre e valioso.
Em entrevista ao portal Today, os jovens explicaram que não conseguiram alcançar o animal de primeira, então tiveram a ideia de buscar uma corda que facilitasse o resgate.
“Nick amarrou uma corda na cintura e literalmente mergulhou na lama, quase como um militar em treinamento”, disse sua avó. “Meu neto usou cerca de 30 metros de corda. Era muito fundo, mas ele conseguiu”.
Para a Sra. Kerry, as condições secas na área fizeram com que alguns animais ficassem desesperados. Ela acredita que o canguru tenha entrado nas planícies de lama na tentativa de alcançar a água quando ficou preso.
Após o resgate, Nick e Jack entraram em contato com a ONG Wires, que assumiu os cuidados do animal e sua reinserção na natureza. Segundo a organização, ele estava bastante desidratado e com alguns machucados nas patas.
“Me falaram que o canguru foi literalmente colocado em uma banheira para o lavarem e tirarem toda aquela lama. Os cuidadores estavam preocupados se seus rins iriam lidar com a falta de água prolongada, mas… eles garantiram que o canguru vai, sim, sobreviver”, concluiu Kerry.
Com informações Catioro Reflexivo