Na tentativa de reequilibrar a ordem natural, os lobos canadenses estão sendo enviados para os Estados Unidos. Acontece que o animal já habitava a região, mas por conta de um reflexo do aquecimento global, eles não conseguiam mais chegar ao local. E por isso foi preciso intervir de forma direta na distribuição dos animais.
O Parque Nacional Isle Royale, dos EUA, está sofrendo com a superpopulação de alces. Isso aconteceu depois que os lobos deixaram a região. Você deve estar se perguntando o que o aquecimento global tem a ver com isso. Acontece que o parque fica em uma ilha que era conectada ao continente por uma ponte de gelo que se erguia por cerca de 50 dias. Acontece que com o aquecimento global, a ponte de gelo se tornou menos confiável, o que deixou os lobos perdidos. Aos poucos, eles foram deixando o parque, e a população que era de 50 lobos, caiu para apenas 2 em 2016.
Com a ausência dos lobos, a população de alces cresceu mais do que o normal. O que isso tem de errado? Acontece que os alces poderiam começar a competir com os herbívoros por comida e isso poderia causar ainda mais mortes. É comum que no mundo animal as explosões populacionais causem um grande número de mortes por conta da fome. É um verdadeiro desequilíbrio no ecossistema.
Reintrodução dos lobos
É por conta dessa superpopulação de alces que os especialistas decidiram intervir e reintroduzir os lobos. É por isso que quatro lobos canadenses já foram enviados para o local. Além de ser uma forma de conter a superpopulação, é também uma maneira de cooperar para a preservação dos lobos. Mas não é só isso, o objetivo introduzir outros 14-24 lobos nos próximos três anos.
Mas não pense que basta apenas pegar alguns lobos e enviá-los para o local. É preciso escolher bem os animais que serão reintroduzidos no parque. Os animais não podem ser velhos, nem muito jovens e em hipótese alguma podem estar feridos. Afinal, os animais estão sendo colocados em um ambiente que até então é inédito e isso é estressante. Além disso, os lobos vivem em família e quando vão para o local, estão deixando a sua e indo viver com animais até então desconhecidos. Por isso, é preciso cuidado no momento de escolher qual animal irá para o parque.