Cientistas descobriram evidências de reservas de água líquida na crosta de Marte. Os dados coletados pela sonda Mars InSight, da NASA, forneceram informações para direcionar futuras investigações sobre a possibilidade de vida fora da Terra.
EM ESTADO LÍQUIDO
O módulo analisou o solo abaixo de sua superfície e revelou informações sobre sua composição, indicando a presença de água líquida, um elemento essencial para a vida.
O estudo, publicado nesta segunda-feira (12) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, baseia-se em dados obtidos durante a missão de quatro anos da Mars InSight, que foi concluída em 2022.
NOVOS DESDOBRAMENTOS
“Compreender o ciclo da água em Marte é fundamental para entender a evolução do clima, da superfície e do interior do planeta”, afirmou Vashan Wright, geofísico da Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, e líder da pesquisa.
Embora a água congelada nos polos de Marte já fosse conhecida, a descoberta de água líquida abre novas possibilidades para a pesquisa sobre a habitabilidade do planeta e a existência de vida extraterrestre. “Um passo importante é identificar a localização e a quantidade de água presente”, destacou Wright.