Existem muitos sentimentos e sensações naturais ao ser humano, das quais é impossível fugir. Por exemplo, não importa o quão corajoso você seja, com certeza já passou por alguma situação de medo. A verdade é que o medo é super natural e faz parte da habilidade de sobrevivência do ser humano.
Com medo, geralmente fugimos ou nos tornamos mais alertas, menos suscetíveis a erros por desatenção, o que consequentemente nos preserva da morte.
Este é um instinto que nos acompanha desde os primórdios. Só que, por mais natural que seja, o medo só é benéfico quando se limita a alguns parâmetros. Por exemplo, a partir do momento que o medo te paralisa, já pode ser sinal de problema. O medo causa uma série de reações químicas no corpo e, quando elas estão desequilibradas, algumas coisas podem acontecer.
Para muitas pessoas, o medo se configura como fobia. Neste caso, a pessoa gera uma reação química e corporal completamente descompensada em relação a “ameaça”. Outro problema é que a fobia pode fazer com que coisas nada ameaçadoras passem a ser lidas pelo cérebro como ameaças.
O resultado é uma série de situações bastante complicadas. Muita gente pensa em aranhas, cobras, altura… mas as fobias são várias e podem não ser racionais.
Tafofobia
Você sabia que muitas pessoas compartilham o medo de serem enterradas vivas? Esse não é um medo comum porque poucas pessoas acreditam que essa seja uma ameaça real. No entanto, há quem passe por momentos de intensa ansiedade e agonia apenas com a ideia de ser enterrado vivo. Essa fobia leva o nome de tafofobia.
Criofobia
Muita gente tem pouca tolerância ao frio e prefere o calor. Mas para quem sofre de Criofobia, o assunto é muito mais delicado. Essas pessoas sofrem com um medo intenso do frio. A Associação Americana de Psiquiatria ainda lista a ombrofobia (fobia de chuva), nefofobia (fobia de nuvens) e astrofobia (fobia de tempestades).
Numerofobia
Muitas pessoas não são fãs de matemática, mas imagine só uma vida em que é impossível encarar números. Para quem sofre de numerofobia, a simples visão de números pode causar uma descarga de ansiedade tenebrosa. Essa fobia causa consequências reais na vida das pessoas, afinal os números fazem parte da vida.
Alectorofobia
Não existe uma lista oficial de fobias, já que são reações que podem ser desencadeadas, inclusive após traumas. Foi exatamente isso que uma adolescente indiana passou e acabou desenvolvendo medo de galinhas. Na infância, ela teve um péssimo encontro com o bicho e desenvolveu um medo irracional. A alectorofobia é o medo específico de galinhas, mas a ornitofobia é o medo generalizado de animais com penas.
Amatofobia
Essa é a fobia de quem tem medo irracional de poeira. Geralmente, acaba sendo desenvolvido por pessoas que estão em frequente contato com poeira, como bibliotecários.
Coulrofobia
Esse você provavelmente já ouviu falar, mas também não conhecia o nome. Trata-se do medo irracional de palhaços. Essa fobia também pode estar associada com o inesperado, já que Palhaços geralmente trabalham sobre o improviso para criar suas peças.
Apesar de ser um personagem engraçado, têm pessoas que têm pavor de palhaço. (Foto: Reprodução)