É normal se sentir um tanto deslocado quando inicia o ano letivo, mas a situação fica mais dificil quando a pessoa está em outro país e num lugar totalmente novo. Uma garota chamou atenção por usar o Google Tradutor para acolher seu amigo mexicano na escola, que estava oprimido e solitário.
Com apenas 10 anos de idade, Amanda Moore notava que Rafael Anaya sempre estava sozinho na hora do intervalo na Paloma Elementary School. Então ela tratou de resolver a situação de maneira bem prática: na época do Halloween, escreveu um bilhete em espanhol para que o menino recém chegado na Califórnia pudesse compreendê-la da melhor forma: “Oi, Rafael, você gostaria de se sentar comigo hoje? Procure por mim e eu vou mostrar a você onde eu me sento. Podemos colorir alguma coisa ou simplesmente contar histórias assustadoras. Obrigada pelo seu tempo.”
Emocionado e certamente bem animado com a ideia de fazer uma nova amiga, ele a abraçou e os dois se tornaram inseparáveis desde então. Mesmo sem dominar a língua inglesa, Rafael entendeu o quanto o gesto gentil e solidário da amiga poderia mudar o rumo de sua vida escolar.