Um menino de 12 anos do Colorado, Estados Unidos, morreu semanas depois de se sufocar devido a um “Desafio de Blackout” viral, disse sua família. Joshua Haileyesus morreu na terça-feira (13) após ser hospitalizado e passar 19 dias em aparelhos de suporte à vida, informou a CBS Denver.
“Eu nunca imaginaria que meu filho faria uma coisa dessas”, disse o pai de Joshua, Haileyesus Zeryihun, à estação de TV. “Estou pagando o preço agora, estou vivendo a vida e odeio que outros pais passem por isso.” O irmão gêmeo de Joshua o encontrou em 22 de março, sem respirar e inconsciente, informou o McClatchy News.
O “Desafio Blackout” é uma tendência da mídia social que incentiva os participantes a se sufocarem até desmaiar, de acordo com o The Denver Channel. Joshua viu a tendência no aplicativo TikTok e experimentou ele mesmo antes que seu irmão o encontrasse, relatou o Canal de Denver.
A tendência da mídia social já existe há anos - anterior ao TikTok - e levou à morte de dezenas de crianças, incluindo pelo menos 82 entre os anos de 1995 a 2007, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
Casos anteriores
Erik Robinson, um menino de 12 anos de Santa Monica, Califórnia, morreu em 2010 depois que sua mãe o encontrou caído sem respirar. A polícia listou sua causa de morte como "jogo de sufocamento".
Um adolescente de 14 anos da Carolina do Sul morreu em 2016 depois de participar do jogo de “asfixia” - outro nome para o desafio perigoso, de acordo com o Rock Hill Herald relatou na época.
Recentemente, em 20 de janeiro de 2021, uma menina italiana de 10 anos também morreu ao participar do desafio. A irmã mais nova de Antonella a encontrou no banheiro, ela foi levada ao hospital mas não resistiu.
O aplicativo TikTok chegou a ser banido na Itália devido ao caso. Em nota, o aplicativo se manifestou afirmando que “a segurança da comunidade TikTok é nossa prioridade absoluta e nós estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação”.
Mais um caso ocorreu em janeiro desse ano com um menino de dez anos de Rakovica, vizinha da Sérvia, que foi encontrado morto enquanto estava sozinho em um apartamento. "Suspeitou-se desde o início que a morte ocorreu acidentalmente, e agora acredita-se que ele realmente tenha feito um desafio para sufocar a rede social Tik Tok", disse uma fonte da investigação.