Um meteoro cruzou o céu da Paraíba, Pernambuco e Ceará na última quara-feira (2) e foi registrado por câmeras. O evento foi observado em pelo menos sete cidades.
O astrônomo amador e diretor técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, explica que, pelas imagens dos registros, o evento ocorreu sobre a Paraíba. "A trajetória dele foi de sudoeste para nordeste, indo na direção de Patos e Santa Luzia", relata.
De acordo com Marcelo Zurita, céus limpos sempre ajudam na observação desse tipo de fenômeno. No entanto, não costuma ocorrer nessa época do ano. "Nesta época do ano, ninguém sabe o porquê, há poucos registros de meteoros. Eles voltam a reaparecer no final de março", explica o também presidente da Associação Paraibana de Astronomia.
Ainda assim, conforme explica Marcelo, nada impede que, esporadicamente, seja possível registrar algum meteoro mais luminoso como esse.
O astrônomo amador explica que o meteoro é um fenômeno luminoso. "Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente", detalha.