Os motoristas apelam das maneiras mais bizarras para escapar dos radares (ou pardais) eletrônicos espalhados por aí. Na Noruega, além de esconder a placa do carro, um cidadão que pilotava a 133 km/h fingiu estar lendo um jornal para não ser pego.
O norueguês estava entrando em um túnel na cidade de Oslofjord quando foi fotografado pelo radar. Com tanta precaução, é claro que a polícia não conseguiu descobrir quem estava violando a lei e dirigindo em alta velocidade.
Agora, a polícia local quer tomar medidas mais enérgicas para coibir este tipo de atitude. Fotos com motoristas usando máscaras e mostrando o dedo do meio para a câmera já estão se tornando comum no país.
Segundo o chefe de polícia Arne Jørgen Olafsen a maioria dos motoristas imprudentes tementre 18 e 24 anos, não usam cinto de segurança e dirigem carros com manutenção precária.
- Isso não faz sentido. Uma atitude dessas [como a do motorista-leitor] pode ser fatal para o motorista e para quem dirige outros carros. Isso mostra a falta de respeito pelas regras e leis de nossa sociedade. Os radares existem por uma razão.