Uma mulher de Londres, Inglaterra, ficou cega após realizar uma ação comum a muitas pessoas que usam lente de contato. Irenie Ekkeshis colocou os objetos no olho com as mãos molhadas. Dias depois, acordou com o olho direito lacrimejando e comprou na farmácia um colírio. Mas não adiantou.
“Pensei que estava com uma pequena infecção e que melhoraria em poucos dias. Mas naquela noite não consegui nem entrar na cozinha, a luz fluorescente parecia brilhante demais. Estava com muita dor”, contou Irenie.
Depois dos exames, Irenie foi diagnosticada com ceratite amebiana, uma infecação causada pelo parasita Acanthamoeba keratitis, que está presente na água da torneira, local onde ela lavou as lentes de contato. “Fiquei chocada e com medo, já que naquele momento tinha perdido a visão do meu olho direito e parecia que estava enxergando através de um espelho de banheiro embaçado. Eu conseguia ver as cores e os contornos das coisas, mas nada além disso”, contou.
Dois anos depois de perder a visão, ela fez um transplante de córnea, mas foi em vão. Os médicos disseram que a ceratite amebiana era o problema e que ela não voltaria a enxergar. “Meu conselho é simples. Nunca deixe que suas lentes entrem em contato com água – no chuveiro, para nadar ou quando for lavar. Apesar de raras, as infecções por AK podem acontecer e as consequências podem ser devastadoras”, disse.