Há um ano Jayne Hardman foi diagnosticada com uma doença rara e progressiva que a atacou e provocou o comprometimento dos vasos sanguíneos de seu nariz de maneira abrupta, chegando ao ponto de necrosar o órgão até ele “cair”.
Desde então, ela recebeu uma prótese de nariz que usa diariamente em seu rosto. Preso por ímãs, o implante pode ser retirado a qualquer momento e, durante uma entrevista ao programa de televisão britânico This Morning , Hardman achou que seria uma boa ideia mostrar a realidade em sua face e removeu o falso órgão.
Hardman falava sobre a importância de divulgar a doença e alertar sobre como um diagnóstico precoce pode evitar problemas drásticos.
Para a britânica, a parte mais difícil foi conviver sem o órgão. "[Desde que perdi o nariz], eu não estava mais saindo, a menos que estivesse com meu marido ou indo a lugares que conhecia. Se eu fosse a algum lugar novo, eu sempre ficava olhando para baixo, porque se eu os erguesse e olhasse para as pessoas, certamente teria que lidar com elas me encarando”, conta ela.