Uma moradora da cidade francesa de Nancy foi convocada por uma corte de pequenas causas para uma audiência devido à uma reclamação de pagamento de sua vizinha, que pede R$ 3.398 (1.530 euros) por ter cuidado duas vezes de uma criança, informou o jornal parisiense Le Figaro.
A mulher cobrada alega que as duas vezes que deixou sua filha com a vizinha ocorreram devido a idas de urgência dela ao hospital, já que ela estava em uma segunda gestação.
O jornal não revela o nome das duas mulheres, mas o advogado da mulher cobrada, Christian Olszowiak, disse que não havia menção de pagamento pelo serviço, que seria apenas um favor.
- Minha cliente estava grávida e teve, por duas vezes, que ir de urgência ao hospital devido a complicações. Ela pediu à sua vizinha para olhar sua filhinha de 18 meses e a vizinha aceitou fazê-lo. Evidentemente, desde o princípio, era um pedido que nunca foi uma questão de dinheiro.
Um mês depois dos pedidos, a vizinha que cuidou da criança enviou uma cobrança de R$ 111 (50 euros) por dez horas de cuidados da pequena.
A conta aumentou porque a reclamante pediu danos morais, juros e outras penalidades. A mãe das duas crianças recebe um auxílio devido a sua pobreza e alega que a soma pedida representa muito dinheiro para ela.