Kristen viajou com sua família no final de 2018 para curtir a época de festas, e deixou sua Husky Nova em um canil especializado em cuidar de cães durante a ausência dos donos, em Dublin, na Irlanda. O que ela não esperava é que quando voltasse da viagem, ela iria encontrar sua companheira irreconhecível: morta, dentro de uma mala enrolada em fita adesiva.
A história triste foi compartilhada apenas agora, em abril, por Kristen. Segundo a tutora, era a primeira vez que Nova não ficaria na casa de alguém da família, e ela já estava muito apreensiva sobre deixar a cadela em um canil , mas deu aos funcionários todas as informações sobre o animal, tanto de forma escrita quanto verbal.
Segundo os funcionários, Nova foi encontrada sangrando no lugar, e pouco depois faleceu. Ninguém avisou Kristen o que havia acontecido, e ela só descobriu sobre a morte de seu animal de estimação após diversas tentativas de buscar Nova quando voltou de viagem – três ligações ignoradas pelo estabelecimento, e a última, atendida de forma hostil.
No telefone pediram que ela fosse até a parte de trás do canil, onde sua Husky estava, segundo ela, de forma desumana. Nova havia sido colocada dentro de uma mala, e enrolada com fita adesiva. Kristen não conseguiu acreditar que um cão de 25 quilos estava dentro daquele pequeno compartimento, mas confirmou que realmente era sua cadela quando o veterinário de confiança da irlandesa verificou o microchip do animal.
Depois do choque, a mulher postou uma avaliação na página do canil, onde contava em detalhes o que aconteceu com sua companheira peluda. Após algumas horas, seu relato foi apagado, assim como o de outras pessoas com a mesma queixa de terem perdido seus pets no estabelecimento.
Mesmo assim Kristen não desistiu, e postou tudo em seu FaceBook e Instagram. Segundo ela, Nova estava em ótima saúde quando foi deixada lá. Ela conta que a Husky estava no fim de um tratamento contra Colite, uma inflamação do cólon, e que o veterinário estava cogitando até suspender os remédios pela boa saúde que a cadela apresentava.
Veja:
“Eu expliquei que ela tomava corticoides e que eles deveriam ser administrados separados da comida dela. Deixei tudo escrito, além de ter falado para os funcionários. Também disse que estava apreensiva sobre deixa-la, mas eles fizeram de tudo para me tranquilizar. Acontece que eu voltei de viagem e ela estava morta”, contou Kristen na postagem.
Nenhuma providência formal contra o canil foi tomada até agora, mas muitas pessoas fizeram uma petição onde exigem que o local seja fechado, alegando que pelo menos quatro outros cães morreram e foram tratados de forma negligente lá.