Mulheres dormem melhor com cachorros do que com homens, diz estudo

Essa descoberta curiosa foi feita após pesquisa realizada com 962 participantes nos EUA.

| Shutterstock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Há quem diga que exista uma infinidade de razões para trocar seu companheiro por um cachorro. Opiniões subjetivas à parte, o fato é que um estudo americano trouxe um descoberta interessante: as mulheres dormem melhor quando dividem a cama com um cão do que com um humano. As informações são do Notícias ao Minuto.

A Dra. Christy L. Hoffman, professora do Departamento de Comportamento Animal, Ecologia e Conservação do Canisius College, e sua equipe de pesquisadores investigaram o comportamento de 962 mulheres adultas nos Estados Unidos para explorar a relação entre a companhia dos animais e o sono humano. Esses estudiosos descobriram que 55% dos participantes compartilhavam sua cama com pelo menos um cachorro, 31% dividiam com pelo menos um gato, e 57% das entrevistadas dormiam com um parceiro humano.

Embora os cientistas admitam que suas descobertas "não mostraram uma forte relação entre as condições de compartilhamento de camas e a qualidade do sono, avaliadas pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh", eles encontraram alguns resultados bastante curiosos.

Crédito: Shutterstock

Em primeiro lugar, as mulheres que dividiam suas camas com seus cachorros relataram que os animais de estimação perturbavam menos do que seus parceiros, o que significa que elas tiveram um sono de melhor qualidade e mais tranquilo. Elas também disseram que se sentiam mais confortáveis e seguras dormindo com cães do que com um humano.

Vale lembrar que essa evidência não inclui outros animais de estimação. As participantes informaram que os gatos que dormem na cama perturbam tanto quanto os humanos, e que os felinos proporcionaram menos conforto e segurança do que cachorros e seres humanos. Descobriu-se também que as donas de cães dormiam e acordavam mais cedo do que as que só tinham gatos.

É claro que o estudo foi baseado na percepção pessoal e em variáveis individuais de cada participante - como o ronco de um ser humano ou de um cachorro. Isto significa que adotar um cão não vai necessariamente resolver seus problemas de sono.

É verdade também que o estudo focou apenas na comparação entre homens e animais como companhias para um sono tranquilo. Mas, pelo menos agora, as mulheres têm uma pesquisa oficial como base caso queiram expulsar seus parceiros da cama e se aconchegarem com seus pets caninos!

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES