É algo que muitas mulheres fazem regularmente sem pensar duas vezes, mas se você pinta o cabelo, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama sem saber.
Um novo estudo realizado por pesquisadores do National Institutes of Health, em Londres e publicado no Jornal Mirror, revelou que as mulheres que usam corante capilar permanente e alisadores químicos têm um risco maior de desenvolver a doença.
No estudo, os pesquisadores analisaram dados de 46.709 mulheres e descobriram que aquelas que usaram tintura de cabelo permanente no ano anterior à inscrição no estudo tinham 9% mais chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não tingiram seus cabelos.
Enquanto isso, o uso de alisadores químicos para cabelos aumenta o risco de câncer de mama em cerca de 30%.
Mulheres negras e morenas
De maneira preocupante, entre as mulheres morenas ou negras, o uso permanente de corantes capilares a cada cinco a oito semanas ou mais foi associado a um risco aumentado de 60%, em comparação com um risco aumentado de 8% para mulheres brancas.
Alexandra White, que liderou o estudo, disse: "Em nosso estudo, observamos um risco maior de câncer de mama associado ao uso de tintura de cabelo, e o efeito é mais forte nas mulheres afro-americanas, particularmente nas usuárias frequentes".
Embora o motivo dessas descobertas permaneça incerto, os pesquisadores esperam que seus resultados incentivem novos estudos sobre produtos capilares e câncer.
O Dr. Dale Sandler, co-autor do estudo, disse: “Estamos expostos a muitas coisas que podem contribuir potencialmente para o câncer de mama, e é improvável que qualquer fator explique o risco de uma mulher".