A história da navegação está para escrever um novo capítulo nas águas e nas terras da Noruega. O país nórdico vai construir o primeiro túnel no mundo para navios. O objetivo da construção faraônica, que foi autorizada recentemente, é ajudar os navios a navegar no traiçoeiro mar de Stadhavet. As informações são do IG.
Anunciado pela primeira vez há alguns anos pela Administração Costeira orueguesa, o túnel de cerca de 1,5km de extensão e 40m de largura será cavado namontanhosa península de Stadhavet, no noroeste do país, que tem grande tradição marítima e pesqueira.
A construção da maravilha da engenharia custará cerca US$ 330 milhões (R$ 1,8 bilhões) e levará entre três a quatro anos para ser concluída, com a construção prevista para começar em 2022.
"É um projeto planejado há décadas. Portanto, é muito agradável finalmente poder começar as obras em um ano", disse o gerente de projeto temporário Terje Andreassen da Administração Costeira da Noruega à CNN.
Os navios que navegam nos arredores de Stadhavet são frequentemente afetados por marés violentas e mau tempo. O túnel dará fim ao drama de atravessar essas águas, consideradas as mais tempestuosas da Noruega, com registros até de furacões.