A primeira coisa para entender Nossa Senhora da Conceição é compreender o que é o conceito de "Nossa Senhora" dentro da igreja católica. Todas as "nossas senhoras" se referem a Maria, mãe de Jesus. E os títulos fazem referência a manifestações da Virgem Maria em locais específicos - casos de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida - ou episódios específicos, como acontece com Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora da Conceição está no segundo grupo.
No caso da padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado.
"A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada", explica Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.