Mais um golpe está circulando e pegando de surpresa os usuários do WhatsApp. Com a promessa de obter recursos extras ao aplicativo, os usuários estão sendo vítimas de golpistas que podem realizar débitos ou baixar aplicativos que roubam dados.
Funciona da seguinte maneira: os criminosos atraem as vítimas com a promessa de que eles poderão visualizar as conversas de seus contatos por meio de uma opção chamada "Visualizador de conversas para o WhatsApp". O recurso pede ao usuário que se inscreva em serviços de mensagens móveis, que na verdade são falsos e podem comprometer dados pessoais das vítimas. O recurso falso é propagado por meio de links maliciosos que oferecem um serviço que mostra com quem os seus contatos estão conversando.
Ao clicar no anúncio, ela é levada para uma página de inscrição que pede o número do seu celular para que a função seja permitida. Logo em seguida, é conduzido para outra plataforma que pede para que se inscreva em um serviço de SMS pagos. Conforme as informações da ESET, o golpe atingiu 1,5 milhão de pessoas no mundo. O Brasil é o país mais afetado, já que é um dos países com maior número de usuários no aplicativo.