O guaraná e seus benefícios para o organismo

Multifuncional, extrato da semente torrada e moída auxilia na perda de peso, alivia dores de cabeça e melhora o desempenho nos exercícios

a iguaria pode ser introduzida no cardápio de forma prática no dia a dia | freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pequeno, de casca vermelha e polpa branca, o guaraná da região da Amazônia é tipicamente brasileiro e se tornou referência cultural no país e no mundo. Usada como matéria-prima nas indústrias farmacêutica, cosmética, alimentícia e de bebidas, a fruta proporciona inúmeros benefícios para saúde, já que possui ação tônica cardiovascular, antidiurética e antioxidante. Com aroma neutro e sabor levemente adstringente e amargo, a iguaria pode ser introduzida no cardápio de forma prática no dia a dia por meio do pó de guaraná. Extraído da semente seca, torrada e depois moída, ele combina muito bem com diversos alimentos e não contém açúcar ou aditivos químicos. 

PARA VITALIZAR AS MANHÃS

Não apenas é possível consumir o pó de guaraná logo no café da manhã, como também faz muito bem ao organismo. Rica em compostos bioativos, como a teobromina e teofilina, que ajudam na distribuição do oxigênio pelos vasos sanguíneos e melhoram o desempenho cerebral, a iguaria ajuda a despertar com mais disposição. Além disso, a cafeína presente no alimento acelera o metabolismo e serve como combustível para elevar o desempenho nas atividades físicas por ser um energético natural.

freepik

ALMOÇO E JANTAR MAIS NUTRITIVOS

Para complementar e balancear as refeições maiores, o pó de guaraná salpicado em saladas, caldos e até em molhos agridoces deixa os pratos mais nutritivos e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Outra boa dica, muito usada no Norte e no Nordeste, é substituir a farinha branca pela fruta em pó na hora de empanar peixes e carnes magras, além de usar azeite de oliva no lugar do tradicional óleo de cozinha. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES