Pesquisadores do Centro de Controle de Doenças dos EUA, identificaram que a causa dos olhos irritados e vermelhos depois de um dia na piscina não é o cloro, e sim da urina e do suor.
"O cloro se liga a todas as coisas que está tentando eliminar, e acaba formando alguns elementos químicos que irritam. Então é isso que está irritando os olhos de quem adora um belo banho de piscina. É a ligação do cloro à urina e ao suor”, afirma Michael J. Beach, Ph.D. e diretor do programa.
Isso significa que a substância, quando sozinha, age de forma a combater elementos que potencialmente e causam irritação.
E para as pessoas que acreditam naquele produto que deixa a água colorida quando alguém resolve se aliviar dentro da piscina, más notícias: ele não existe. "É um mito. É apenas para assustar as pessoas para que não urinem na piscina", diz Beach.
A tosse que algumas pessoas têm quando fazem alguma atividade em piscinas cobertas, ainda segundo Michael, acontece por conta de uma reação química que irrita seus pulmões. Essa irritação também não é em função do cloro, mas em função do xixi.
Existe, no entanto, uma solução bem simples, para o problema: não faça xixi na piscina. Além de ser extremamente desnecessário seus olhos agradecem.