Uma organização de caridade simulou um casamento entre um homem mais velho sendo fotografado ao lado de sua noiva, uma criança de 12 anos de idade, e capturou reações distintas entre os curiosos.
O falso casal estava em um local público do Líbano e encenava tudo. Um homem sem acreditar no que via perguntou: “Ela é sua?”, e o “marido fake” respondeu: “Sim.”, e foi felicitado em seguida.
No entanto, outros reagiram com raiva. Uma mulher ficou tão chocada com o que viu que interviu dizendo que a menina tinha penas 12 anos e exigia saber onde estavam os pais dela.Outro pessoa que passava no local, argumentou e perguntou se a união era legal.
Um homem perguntou ao fotógrafo se estava feliz em registrar aquele momento e o “marido” interrompeu: “Isso não é da sua conta. Estou com a minha mulher. Seus pais deram permissão”. “Os pais dessa menina são criminosos”. falou uma senhora que não se conformava com a cena.
A farsa foi criada pela KAFA com a intenção de destacar a questão do casamento infantil no país. Lá a idade para uma menina se casar é definida por tribunais religiosos. Meninas de 14 anos podem se casar sem o consentimento dos pais.
Alguns tribunais já concederam permissão especial para crianças de 9 anos se casarem. Uma em cada 100 crianças do Líbano se casam antes dos 15 anos, de acordo com a UNICEF.
A prática está aumentando no país, especialmente em campos de refugiados, onde as meninas sírias são forçadas a se casarem jovens. As famílias acreditam que dão uma vida melhor e mais segura às filhas casando-as com homens mais velhos.