Nadar em águas cristalinas, em uma tranquila tarde, na costa da Nova Zelândia já parece um sonho. Imagine, então, se você ganhar a companhia de uma orca selvagem – ou três... Foi o que aconteceu com Judie Johnson.
Aos 60 anos de idade, Judie passou por uma baita surpresa quando três orcas passaram a acompanhar o seu mergulho vespertino. A nadadora percebeu uma forma enorme logo abaixo de si, e ficou bastante animada quando pensou que eram golfinhos.
A cena foi gravada pelo drone de um turista australiano, que visitava a praia de Hahei.
Quando Judie viu a cor branca na barriga dos animais, entendeu que se tratavam de orcas – também conhecidas como baleias assassinas. “Também estava pensando que elas comem focas e que eu estou em uma roupa de mergulho preta”, comentou.
Embora sejam da mesma família dos golfinhos, as orcas têm a reputação de assassinas por conta de uma série de incidentes envolvendo animais em cativeiro. Quando presos por muito tempo, elas acabam tendo episódios de comportamento agressivo, e em alguns casos foram implicadas em mortes.
Na natureza, no entanto, quase não há relatos de ataques de orcas a seres humanos. Ainda assim, cientistas aconselham a nunca chegar muito próximo de mamíferos marinhos (afinal de contas, você nunca sabe o que pode acontecer).
Para Judie, o medo foi embora depois de olhar nos olhos da grande orca, que parece brincar de “siga o mestre”. "Eles estavam tão interessados e curiosos sobre mim quanto eu sobre eles", afirmou a nadadora.
Judie chegou a sair da água por um instante, mas acabou retornando: “Foi muito diferente tudo o que aconteceu comigo antes e pensei: ‘não, essa é uma daquelas experiências que mudam a vida’”, comentou.