Os 5 vestidos de noivas mais históricos e que ditam tendência até hoje
- 1- Rainha Vitória, no ano de 1840:
A estilista Nicoli Sanchez separou algumas referências icônicas que seguem impactando as escolhas das noivas nos dias atuais.
- 1- Rainha Vitória, no ano de 1840:
Para se casar com o Príncipe Albert, a Rainha Vitória escolheu um vestido branco rendado. O que parece uma escolha natural nos tempos de hoje, na verdade foi revolucionária. Na época, não era usual esse material e cor nas produções, sendo ela a responsável por popularizá-los e torná-los referência no universo das noivas.
A escolha envolvia uma questão política e econômica da época. Por conta da Revolução Industrial, boa parte dos artesãos perderam seus empregos e ficaram sem recursos financeiros, devido ao incentivo à industrialização dos processos, o que corroborou para a desvalorização do trabalho manual. Para modificar essa situação, e incentivar a valorização desses tecelões, a Rainha Vitória fez uma escolha estratégica, optou por um vestido cheio de rendas e todo detalhado, que demandava o talento desses profissionais. Esse estilo, que foi escolhido por um ato político, virou a maior referência e tradição no que diz respeito a vestidos de noiva.
Além disso, a romântica do vestido simbologia branco foi influenciada também pela Rainha Vitória. De acordo com o que conta a história, diferente do que era comum na época, ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor, tornando a cor branca uma referência a esse sentimento. A Rainha ousou ainda mais no que diz respeito às antigas tradições ao substituir a coroa real por flores na cabeça e um véu, lançando mais essa moda.