Alguns hábitos dos cozinheiros 'amadores' são bastante comuns, como lavar o frango. Mas será que esta é a melhor opção - ou a mais saudável? As informações são do Notícias ao Minuto e Uol.
Descubra a seguir seis erros que a maioria das pessoas comete na cozinha, segundo o site Viva Bem, do UOL.
1. Lavar o frango - se a ideia é 'retirar bactérias', não adianta nada lavar a ave, muito pelo contrário. Já que aumenta exponencialmente o risco de contaminar todos os alimentos ou superfícies ao seu redor (devido ao jato e ao jorrar da água). Para acabar com as bactérias do frango, basta cozinhá-lo muito bem.
2. Descongelar e congelar a carne - Uma vez descongelada, a carne não pode ser recongelada. Ao ser descongelada, as bactérias começam a multiplicar-se e, para matá-las, siga a mesma dica do frango: cozinhe muito bem a carne.
3. Não lavar a esponja - lavar a esponja com água e sabão não mata os mais de 680 milhões de fungos e bactérias presentes no objeto. Já colocá-la diariamente dentro de 1 litro de água com duas colheres de sopa de água oxigenada por 10 minutos resolve o problema.
4. Ovos nas prateleiras laterais do frigorífico - A porta é o local com maior oscilação de temperatura, o que ajuda na proliferação de bactérias, principalmente de alimentos como ovos, queijo, iogurtes e carne. Guarde nessa zona apenas alimentos com baixo risco de contaminação, como água, sumos, condimentos e fruta.
5. Lavar a salada com vinagre - A acidez do vinagre é considerada baixa, por isso não é suficiente para eliminar as bactérias de verduras, legumes e frutas (se fosse, bastava temperar a salada). Para lavar, é preciso deixar os alimentos crus por 10 a 15 minutos numa solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio.
6. Não lavar a tábua de madeira - Os vincos que se formam nas tábuas de madeira (e de plástico) são o esconderijo perfeito para as bactérias. O ideal é usar uma tábua de vidro ou deixá-la mergulhada numa solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de água oxigenada.