Chegar em casa com fome e fritar um ovo para o almoço. A cena pode parecer normal, se não fosse um detalhe, dentro do ovo havia outro ovo.
José Nilson Barbosa e Maria Aparecida Almeida moram em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha e criam galinhas há 18 anos somente com a função de consumo. Atualmente eles têm 10.
?Há seis meses compramos várias frangas aqui em uma loja na cidade. Em setembro deste ano uma situação muito diferente aconteceu, vimos que a uma dessas galinhas tinha botado um ovo dentro do ovo, em outubro aconteceu de novo?, afirma Maria Aparecida.
A ave, de 10 meses de vida, é a primeira poedeira de ovos duplos. ?Quando aconteceu tiramos fotos, mostramos para a família, para os vizinhos e todo mundo achou estranho Meu cunhado que cria galinhas há anos disse que nunca tinha visto aquilo?, diz Maria.
O coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater - MG) em Montes Claros, Luiz Fernando Chaves Mendes, diz que o caso é raro e não tem relação com a alimentação e com problemas físicos das aves.
?Um ovo duplo é formado quando um ovo já pronto para ser botado pela galinha, retorna ao oviduto e o ovo seguinte, que já está em formação, envolve esse ovo que já estava pronto. Sendo que a casca só enrijece em contato com o ar, então enquanto estiver no canal reprodutor da galinha o ovo permanece mole, facilitando a galinha de botar o ovo que tem um tamanho bem maior do que o normal?, explica Luiz Fernando.