Uma paciente do King's College Hospital, em Londres (Inglaterra), tocou violino enquanto um tumor era removido do seu cérebro para que os cirurgiões pudessem preservar sua capacidade de tocar e a paixão de 40 anos pelo instrumento. As informações são do Extra.
A britânica Dagmar Turner, de 53 anos, tinha um tumor no lobo frontal direito do cérebro. Essa região fica perto da área que controla os movimentos finos da mão esquerda.
Durante a operação, Dagmar tocou composições clássicas do tcheco-austríaco Gustav Mahler e do americano George Gershwin e populares do astro espanhol Julio Iglesias.
"Foi a primeira vez que um paciente nosso tocou instrumento durante cirurgia", disse o neurocirurgião Keyoumars Ashkan, de acordo com reportagem da CNN. "Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo toda a função na mão esquerda", completou ele.
"O violino é minha paixão, eu toco desde os 10 anos. Pensar em perder a minha capacidade de tocar partia o meu coração", disse a paciente, em declaração divulgada pelo hospital na terça-feira (18/2).
Assista abaixo a uma parte da 'cirurgia musical':