Parceria entre Embraer e Uber promete carro voador para 2023

Ainda há muito a ser feito e regulado até que o projeto funcionar

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cada vez mais se confirma que o futuro do transporte é mesmo o veículo automatizado e sem motorista – dirigido por inteligência artificial. Uma parceria entre a Embraer e o Uber, apresentada agora na edição desse ano do festival South By Southwest, nos EUA, sugere um passo além para tal tendência: um carro também com sistema autônomo, mas voador – que nos transporte pelos céus sem um piloto.

A ideia foi apresentada no SXSW e começará a ser testada em 2020, em Dallas, nos EUA, e em Dubai, nos Emirados Árabes. Os primeiros lançamentos da aeronave, no entanto, serão realizados com piloto, por motivos de segurança, a fim de confirmar que o projeto é seguro e poderá realmente voar sem supervisão. A Uber já vem realizando testes para transportes de carros autônomos normais, pelas ruas e estradas.

A parceria sugere que o Uber Elevate poderá começar a funcionar em 2023, representando uma pequena revolução no mercado – uma viagem entre São Paulo e Campinas, por exemplo, poderá custar cerca de 75 reais, um valor menor que uma passagem de avião ou o mesmo trajeto se feito de carro.

Ainda há muito a ser feito e regulado até que o projeto possa ser posto mesmo em funcionamento, mas a Embraer garante que a ideia é realmente ampliar o acesso a esse tipo de serviço. Um site oficial será lançado nas próximas semanas, para o envio de perguntas e sugestões.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES