A parlamentar indiana Pragya Thakur, do BJP, partido do primeiro-ministro Nareenda Modi, defendeu a prática de beber urina de vacas desi, uma espécie de gado indiano, durante uma reunião com outros políticos como medida contra a Covid-19. A declaração ocorreu após médicos indianos lançarem um alerta contra o uso de esterco para combater o vírus.
Não existem evidências científicas que o líquido, chamado de gau mutra, seja benéfico contra qualquer doença. “Sinto muitas dores, mas consumo extrato de urina todos os dias. Assim, não tenho que tomar nenhum medicamento para COVID-19. Não estou infectada com COVID-19 e, pela graça de Deus, não estarei porque estou usando este medicamento. Eu bebo depois de fazer orações para que você (a urina de vaca) seja como amrit (ambrosia) para mim. Estou participando de você, por favor, salve minha vida, pois minha vida é para a nação. A urina de vaca salva vidas”, disse a parlamentar, segundo noticiou o site India.com.
O vídeo da parlamentar fazendo essas afirmações viralizou na internet e foi criticada por indianos. Representante do distrito de Bophal, não é a primeira vez que Thakur faz recomendações inusitadas do tipo. Dois anos atrás, Pragya Thakur disse ter se curado de um câncer através da prática.
Na Índia, onde a vaca é considerada um animal sagrado, crenças como essas são disseminadas e a gau mutra é usada em rituais, no tratamento de doenças e, até mesmo, como produto de limpeza.