Pela 1ª vez na história, a Arábia Saudita organiza um desfile de moda praia

O desfile ocorreu durante o segundo dia da inauguração da Red Sea Fashion Week na Arábia Saudita

Modelos desfilando de maiô na Arábia Saudita | Foto: Fayez Nureldine/AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Arábia Saudita promoveu nesta sexta-feira seu pioneiro desfile de moda com modelos de maiôs em toda a sua história, um passo dado em um país onde há menos de uma década as mulheres eram obrigadas a utilizar vestimentas abaya que cobrissem todo o corpo. O desfile à beira da piscina com as criações da estilista marroquina Yasmina Qanzal apresentou predominantemente trajes de banho em tons de vermelho, bege e azul. A maioria dos modelos exibia os ombros e alguns deixavam a barriga parcialmente à mostra.

“É verdade que este país é muito conservador, mas tentamos mostrar roupas de banho elegantes que representassem o mundo árabe”, disse Qanzal à AFP. “Quando viemos para cá, entendemos que um desfile de moda de banho na Arábia Saudita é um momento histórico, porque é a primeira vez que se realiza um evento deste tipo”, acrescentou, destacando a honra de participar do projeto.

SOBRE O DESFILE

O desfile ocorreu durante o segundo dia da inauguração da Red Sea Fashion Week (Semana de Moda do Mar Vermelho) no St Regis Red Sea Resort, localizado na costa oeste da Arábia Saudita. O resort faz parte do Red Sea Global, um dos chamados gigaprojetos no centro do programa de reforma social e econômica Visão 2030 da Arábia Saudita, sob a supervisão do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Modelos desfilando de maiô na Arábia Saudita - Foto: Fayez Nureldine/AFP

O príncipe, que ascendeu à primeira posição na linha de sucessão ao trono em 2017, deu início a uma série de reformas sociais drásticas com o intuito de amenizar a imagem austera da Arábia Saudita, advinda de sua histórica aderência a uma interpretação ortodoxa do Islã, conhecida como wahhabismo. Estas mudanças incluíram a redução da atuação da polícia religiosa, responsável por expulsar os homens dos centros comerciais para realizar as orações, a reintrodução dos cinemas e a realização de festivais de música com gêneros variados.

Modelos desfilando de maiô na Arábia Saudita - Foto: Fayez Nureldine/AFP

Estas reformas coincidiram com um aumento na repressão direcionada aos dissidentes, inclusive por parte de clérigos conservadores que poderiam se opor às medidas adotadas. Shouq Mohammed, um influenciador de moda sírio que participou do desfile nesta sexta-feira, afirmou que não ficou surpreso, levando em consideração os esforços da Arábia Saudita em se abrir para o mundo e desenvolver seus setores de moda e turismo.

Modelos desfilando de maiô na Arábia Saudita - Foto: Fayez Nureldine/AFP

A indústria da moda em 2022 representou 12,5 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 63,8 bilhões), ou 1,4% do PIB do país, e empregou 230 mil pessoas, de acordo com um relatório divulgado no ano passado pela Comissão Oficial de Moda da Arábia Saudita. "Esta é a primeira vez que um desfile de moda praiana é realizado na Arábia Saudita, mas por que não? Sério, por que não?" questionou Mohammed. "É possível e temos isso aqui.”

Modelos desfilando de maiô na Arábia Saudita - Foto: Fayez Nureldine/AFP

Raphael Simacourbe, um influenciador francês que também esteve presente no evento nesta sexta-feira, afirmou que não viu nada de arriscado, mas, dentro do contexto saudita, foi uma grande conquista. "É muito corajoso da parte deles fazer isso hoje, então estou muito feliz por fazer parte disso", disse ele."

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES