Pesquisa aponta que sarcasmo deixa pessoas brilhantes e criativas

O sarcasmo pode fomentar gerações de ideias.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O sarcasmo, muitas vezes reduzido à mais baixa forma de inteligência, torna as pessoas mais brilhantes. Receptores de comentários sarcásticos - e aqueles que os fazem - são até três vezes mais criativos, segundo uma variedade de testes realizados por uma equipe de pesquisadores do Insead, uma das principais escolas de negócios do mundo, juntamente com Harvard e Columbia.

De acordo com o estudo apresentado na publicação "Organizational Behavior and Human Decision Processes", uma boa dose de sarcasmo é saudável porque fazer e compreender comentários dessa natureza fazem o cérebro buscar pensamentos abstratos, o que aumenta a criatividade. Sendo assim, os pesquisadores já alertaram que estratégias de gestão destinadas a eliminar essa prática dos locais de trabalho podem ter efeitos prejudiciais sobre a produtividade e os lucros.

O cientista Li Huang, que liderou a pesquisa, disse que o sarcasmo pode fomentar a geração de ideias e soluções úteis para problemas novos.

- Como Oscar Wilde acreditava, o sarcasmo pode representar uma forma inferior de inteligência, mas descobrimos que ele certamente catalisa uma forma superior de pensamento - comentou.

Embora o sarcasmo seja mais comum a partir de ironia verbal e amplamente utilizado para transmitir a ideia de desaprovação, desprezo e escárnio, pouca ou nenhuma investigação foi levada a cabo sobre os seus efeitos até então.

Os pesquisadores realizaram uma série de estudos envolvendo mais de 300 homens e mulheres. Em uma das experiências, as pessoas eram expostas a comentários sarcásticos ou sinceros e, em seguida, passavam por um teste psicológico que envolve criatividade. Na ocasião, era mostrada uma foto de uma vela, uma caixa de pregos e uma caixa de fósforos, colocados sobre uma mesa ao lado de uma parede.

Os participantes eram instruídos, então, a encontrar uma forma de fixar a vela na parede de maneira que queimasse sem pingar cera sobre a mesa. A solução correta envolvia esvaziar a caixa de pregos, fixá-la na parede e colocar a vela em seu interior. O teste é considerado uma medida de criatividade, porque requer a habilidade de ver objetos tendo outras utilizações que não a sua função primária.

Os resultados mostram que 75% dos que tinham sido alvo de comentários sarcásticos apresentaram a solução certa, em comparação com 25% que tinham sido expostos a comentários sinceros. Cerca de 64% das pessoas que fizeram comentários sarcásticos fizeram o correto também.

A partir do resultado, os cientistas inferiram que todas as formas de intercâmbio sarcástico, raiva ou crítica parecem exercitar o cérebro. Eles acreditam que isso acontece porque a compreensão sarcasmo requer interpretar declarações contraditórias. Tal situação ativa o modo de pensamento abstrato, o qual tem um forte poder de estimular a criatividade, conforme estudos anteriores já mostraram.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES