Por conta da pandemia, ainda não podemos sair por aí para desfrutar das belezas naturais e históricas que engrandecem o Piauí. Entretanto, é possível respeitar as medidas de isolamento e apreciar, de casa, o Museu da Natureza, localizado no entorno da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Inaugurado no dia 18 de dezembro de 2018, na zona rural do município de Coronel José Dias, Sul do estado, o Museu da Natureza se baseia em quase 50 anos de estudo da região. De forma genuína, alia o passado e tecnologia para explicar sobre as transformações da natureza e a vida animal que já habitou a região.
Confira o que espera o visitante:
O primeiro do Brasil
Com mais de quatro mil metros quadrados, fora da área de preservação da Serra da Capivara, o Museu da Natureza é o primeiro edifício circular e em espiral completamente planejado com estrutura metálica no Brasil.
Rampa helicoidal
Como um troco de mandacaru, as salas do local formam uma grande rampa helicoidal para representar, no sentido ascendente, a evolução das mudanças geológicas e paleontológicas do planeta.
12 salas para uma profunda imersão
Sob curadoria de Marcello Dantas, o Museu da Natureza abriga 12 salas dispostas em espiral onde o visitante desfruta do conhecimento de todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, fósseis de animais gigantes e a vegetação local. A ideia dessa obra foi da grande arqueóloga Niède Guidon, com projeto desenvolvido pela Fundação do Museu do Homem Americano (Fumdham).
Interação
É possível interagir com elementos importantes que contam sobre a evolução natural, desde o início da vida até os dias atuais. O museu é didático e interativo e fornece informações e experiências lúdicas para os visitantes.
Na voz de Bethânia
Um filme é exibido em um espiral no teto do museu, narrado pela grande voz de Maria Bethania, conta a história do universo e também das intervenções do homem.
Simulador de asa delta
Há um espaço com um simulador de asa delta e óculos de realidades virtuais para recriar um voo livre sobre a região em que está situada o museu.
Grandes animais
A Sala de grandes fósseis da mega fauna brasileira mostra a famosa preguiça-gigante, tigres dente-de-sabre, dentre outros exemplares físicos e virtuais de fósseis marinhos e apresentações da fauna local em uma parede interativa.
Sala "gelada"
Famosa nas fotos, o encanto da sala “O infinito da Biodiversidade” é supremo. Ela aproxima o visitante das intensas mudanças climáticas e das diferentes espécies de animais que já habitaram a região já foi tomada de gelo há milhares de anos.
E aí, o que achou? O Museu da Natureza já está na sua lista pós-pandemia?