Pogonofobia: saiba tudo sobre o curioso medo de barbas

Conviver em sociedade nos faz tomar conhecimento de diversas fobias, algumas mais comuns, outras não tanto

Você tem medo de barbas? | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Conviver em sociedade nos faz tomar conhecimento de diversas fobias, algumas mais comuns, outras não tanto. E, no segundo grupo, podemos adicionar a pogonofobia, que é o medo de barbas.

Pogonofobia: medo de barbas 

De maneira geral, a pogonofobia é o medo que um indivíduo apresenta de ver ou estar perto de uma pessoa com barba. Isso, inclusive, não deve ser tratado com desdém, já que estamos falando de algo involuntário e que a pessoa que sente esse receio não consegue controlar.

O alerta vale inclusive para quem tem barba, pois muitas vezes o homem pode achar que a pessoa está evitando se aproximar por medo ou algo do gênero, e no fim das contas ela apresenta pogonofobia. 

O que causa a pogonofobia?

Da mesma forma como em outras fobias, há algumas possibilidades para uma pessoa criar o medo de barba (ou de uma pessoa que usa barba). Em muitos casos ela pode vir de um trauma sofrido na infância (como uma agressão, por exemplo), fazendo com que a pessoa cresça achando que todos os barbudos são iguais.

Há até alguns casos em que a discriminação pode gerar esse tipo de medo ou aversão. Um exemplo foi o que aconteceu após os ataques de 11 de setembro de 2021, onde, para muitas pessoas, um homem muçulmano barbado automaticamente era taxado como terrorista. 

Principais sintomas da pogonofobia

-Aqueles que possuem aversão às barbas podem apresentar alguns sintomas específicos. Dentre os principais, é possível destacar os que seguem:

-Coceira;

-Ardor;

-Expressão facial de desgosto ou desprezo;

-Mau-humor;

-Medo;

Pogonofobia tem tratamento?

Como em outras fobias, o ideal é procurar tratamento adequado com um profissional especializado, até mesmo para entender o grau de medo do paciente. Geralmente isso é feito com o uso de medicamentos que diminuem a ansiedade, além de acompanhamento terapêutico para ajudar a se livrar dessa condição gradualmente. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES