O Pokémon Go é uma febre mundial, inclusive em Teresina. A plataforma permite capturar os monstrinhos, interagir com eles através da câmara e batalhar com outros jogadores. Para isso, é preciso que o jogador vá para a rua atrás dos pokestops, onde é possível pegar itens como as pokebolas, usadas para capturar os pokémons. O clima desértico da capital, no entanto, é objeto de cautela por parte dos desenvolvedores do game.
Neste sentido, o jogo tem uma preocupação com o bem-estar dos jogadores e sempre faz recomendações de segurança, como jogar sob supervisão dos pais (em caso de crianças) e tomar cuidado com áreas de segurança duvidosa. Nesta quarta-feira (14), o jogo fez uma alerta para os gamers de Teresina, em razão do tempo excessivamente ensolarado.
Em nota, o jogo diz: "Cuidado! Condições meteorológicas podem ser perigosas. Preste atenção ao ambiente à sua volta. Consulte o serviço meteorológico local para obter mais informação". Com o clima classificado como "ensolarado", o jogo diz que "alerta meteorológico de perigo". Mas por que o jogo fez esse alerta?
Altos índices de raios solares e clima desértico
Como o jogo é praticado nas ruas, os jogadores devem estar atentos à exposição solar excessiva, que pode causar problemas como a hipertermia, insolação e desidratação. Além disso, o tempo seco também contribui para desconfortos. "Essa condição climática que estamos passando tem provocado padrões de umidade relativa do ar bem próximos dos padrões de deserto. Estamos oscilando entre 15 a 20% de umidade", revela Werton Costa, climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí.