Por que alguns bebês nascem com manchas escuras nas costas?

Mancha é chamada de \“mancha mongol\” e na verdade ela é muito comum.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os recém-nascidos são tão pequenos e frágeis que é preciso estar sempre atento a qualquer anormalidade. Marcas, manchas, bolinhas, ou qualquer sinal estranho deve ser levado em consideração. Mas nós estamos aqui para te acalmar quanto aquela mancha escura nas nádegas ou nas costas do bebê, isso é normal.

A mancha é chamada de "mancha mongol" e na verdade ela é muito comum, principalmente em crianças asiáticas ou negras. O nome inclusive é por conta da grande incidência em asiáticos, que é de 90%. Nas crianças negras a mancha é presente em cerca de 80% dos bebês, já nas crianças brancas a porcentagem cai para menos de 10%. No entanto, não é preciso entrar em pânico, isso não indica nada ruim ou trágico.

A mancha aparece geralmente nas primeiras semanas de vida, ou no primeiro ano. A marca costuma desaparecer ainda também no primeiro ano de vida, mas pode ser mais persistente. A mancha escura é causada pelo acúmulo de melanócitos, células pigmentares que são responsáveis por dar cor a pele. É também por esse motivo que as crianças brancas não costumam apresentar a mancha.

No Brasil, devido a grande miscigenação da população brasileira, o número de crianças que podem ter a mancha varia mais. Cerca de 40 a 80% dos bebês podem apresentar a mancha.

Se existe uma mancha, você já deve ter pensando imediatamente que ela pode indicar algo mais. Algo que talvez precise de tratamento, para que a marca suma, certo? Não, errado. A incidência da mancha não está ligada a nenhuma doença mais grave. Não é preciso se preocupar.

E por não indicar nenhuma doença, nem nada que possa ser negativo, não existe um tratamento. O médico consegue identificar a mancha  apenas examinando a pele e não é preciso fazer nada a respeito. Com o tempo, a mancha desaparecerá. É provável que antes mesmo dos 2 anos de idade, ela já desapareça completamente. Há casos em que ela é persistente e demora mais para sumir, mas isso também não é motivo para preocupações já que são apenas marcas de nascença.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES