Por que o pêssego tem pelos? Confira 7 curiosidades sobre frutas

Desde os pelinhos, as pintinhas e a semente. Descubra essas e outras curiosidades incríveis sobre frutas

Imagem ilustrativa de kiwis | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Quando falamos em frutas pensamos em cores, sabores e formatos. Elas não são apenas super saudáveis e gostosas - podem ser também super curiosas. Afinal, você já parou para pensar em como algumas possuem características bem “diferentonas”, como o pelo no kiwi e no pêssego? Por isso, separamos uma lista de 4 curiosidades sobre frutas que você vai amar:

OS PELOS DO KIWI E DO PÊSSEGO

Se você já viu um kiwi ou pêssego ainda inteiro, provavelmente notou que essas frutas têm alguns “pelinhos” por fora, e já deve até ter se perguntado o porquê disso. E a resposta é simples: eles são para proteção! Os pelos evitam que a fruta desidrate no calor, além de protegerem de insetos. 

Além de servirem como uma vantagem evolutiva, os pelos também são vantajosos para quem os consome. A pele de kiwi chega a ser mais rica em nutrientes e antioxidantes do que a própria fruta e comê-la com a fruta aumenta seu teor de fibras em 50%, folatos em 32% e vitamina E em 34%.

AS PINTINHAS DO MORANGO

E os morangos, por que têm aquelas pintinhas? Basicamente, essas pintinhas são chamadas de aquênios, que são a fruta do morango. Dentro delas, inclusive, é que ficam as sementes. O que as pessoas pensam ser a fruta em si é um pedaço da flor, que cresce e se torna mais macio. O termo “aquênio” refere-se ao fruto seco simples produzido por muitas espécies de plantas com flores, incluindo quinoa e cannabis.

Sementes do morango. Foto: Internet

BANANAS TEM SEMENTES?

Existem vários tipos de banana, muitos inclusive não comestíveis, mas aquela que comemos hoje realmente não tem sementes! Por mais que alguns possam pensar que aquelas pintinhas pretas em seu interior sejam as sementes, elas são só óvulos não fecundados da fruta.

Então como essas bananas atuais surgem, se não há sementes? Elas nascem a partir de uma planta-mãe, da qual surgem novos brotos. Sobre a planta-mãe: A maioria das bananeiras cultivadas se reproduz de forma assexuada, por propagação vegetativa, a partir de seu rizoma, que é um tipo de caule subterrâneo, de crescimento horizontal, e que geralmente desenvolve folhas.

Óvulos da banana. Foto: Internet 

KIWI TEM MAIS VITAMINA C QUE A LARANJA

Essa é outra das curiosidades sobre as frutas que poucos sabem! Por mais que a laranja seja conhecida por ter muita vitamina C (e tem mesmo!), o kiwi tem ainda mais, apesar de ter menos fama.

O kiwi, além de conter grandes quantidades de vitamina C, se destaca ainda por seu teor de potássio, o que o coloca em pé de igualdade com outra fruta muito conhecida por ser fonte deste principal mineral: a banana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES