De acordo com a médica veterinária Karine Evangelho em entrevista à revista Terra, é nessa área que se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de tom castanho e com um cheiro intenso. O odor fornece aos outros cães informações chave, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal. Com informações do Notícias ao Minuto.
"Funciona como se fosse uma espécie de cartão do cidadão canino", exemplifica. Os cães regem-se pelo olfato de duas maneiras – pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro do seu próprio corpo.
Trata-se de um tipo de comunicação que recorre a mensagens químicas, denominadas de feromonas.
Curiosamente os cães mais submissos tapam completamente as suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam o seu cheiro. Ou seja, anda literalmente com o ‘rabo entre as pernas’. Já quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica a veterinária.
Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o elemento dominante em determinado ambiente. "Todavia, se não existe uma relação de liderança, cheiram-se, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conclui Karine Evangelho.