Por que se chama feijão 'carioca' se no Rio se consome mais feijão preto?

Curiosamente, é no Rio de Janeiro onde o feijão carioca é menos consumido. Entenda a origem dessa leguminosa que leva esse nome

Feijão carioca não tem a preferência entre os cariocas | Sebastião Araújo/Embrapa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Feijão preto e feijão carioca são duas leguminosas bastante parecidas. A diferença predominante é na cor. Em comum, eles têm a preferência do brasileiro, pois são alimentos indispensáveis nas refeições. No entanto, curiosamente, é no Rio de Janeiro onde o feijão carioca é menos consumido; os cariocas preferem o feijão preto"!

Para o coordenador do programa de melhoramento de feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Leonardo Melo, o nome “carioca” ou “carioquinha”, na verdade, não tem nada a ver com o habitante do Rio, mas com uma raça de porco caipira, e sua história começou em São Paulo.

Em entrevista à Superinteressante, Melo explicou na década de 1970, um produtor rural do município paulista de Palmital encontrou uma planta diferente em meio à sua lavoura. Fruto de possível mutação genética, a planta era grande e imponente, com uma capacidade de produção que se revelou o dobro das demais leguminosas.

Assim que percebeu os benefícios da nova espécie, o fazendeiro levou a semente do novo feijão para o Instituto Agronômica de Campinas, para testar sua produtividade. Quando foi dar nome à variedade, o palmitalense se lembrou do porco carioca, uma raça grande de cor bege e com listras espalhadas pelo corpo. Pela semelhança, resolveu dar ao feijão o mesmo nome do porco.

Feijão carioca tem a preferência de 60% dos brasileiros | foto: Sebastião Araújo/Embrapa

O valor nutricional do feijão

Comparando o feijão carioca e o feijão preto, a nutricionista e professora da UFRJ Denise Bouts explicou ao UOL que ambos são saudáveis e nutritivos. Os dois alimentos são ricos em carboidratos e fibras, o que os torna “muito importantes tanto no fornecimento de energia quanto no bom funcionamento do trânsito intestinal”.  

Seja qual for a variedade ou a forma de preparo, os especialistas afirmam que o feijão é fundamental em uma dieta saudável e balanceada. Para pessoas que não comem carne, como os vegetarianos e os veganos, a leguminosa é ainda mais importante, por ser uma ótima fonte de ferro, proteínas e vitaminas diversas. Conforme a Embrapa, o tradicional arroz com feijão é uma combinação simples e altamente nutritiva.

Com informações do Megacurioso 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES