As abóboras são originárias da América do Norte e já era muito valorizada na antiguidade pelos nativos americanos devido a suas propriedades nutritivas e medicinais. Seus múltiplos benefícios derivam de um alto teor em nutrientes essenciais para o organismo: zinco, fósforo, cobre, potássio, ferro e magnésio.
As sementes de abóbora contêm também generosas quantidades de vitaminas A, B, E, D, K, B6, assim com ácido fólico e vitamina B3. Também contém ácido linoleico, ácidos graxos ômega 6 e ômega 3.
* Seguem algumas vantagens que a semente oferece ao organismo:
* São alcalinizantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hipertensivas e protegem o coração.
* Recomendável para pessoas com osteoporose, devido ao teor de zinco que ajuda a retrasar a deterioração da densidade mineral óssea.
* Beneficiam pessoas com artrite, reduzindo as inflamações.
* Favorecem à próstata e ajudam a quem tem dificuldade em urinar devido à próstata dilatada.
* Podem diminuir os riscos de apresentar cálculos renais e colaboram nos tratamentos da nefrite e outras condições associadas ao sistema urinário. Isso devido ao seu teor em cucurbitina, um aminoácido essencial que também melhoram o funcionamento da bexiga.
* Ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, graças a seu teor de “fitoesteróis” e podem ajudar na prevenção contra o câncer.
* Funcionam como um potente antidepressivo, já que contém L – triptofano, que nada mais é que um antidepressivo natural.
* Favorecem na produção dos hormônios do “sono” (serotonina) ajudando com problemas de sono, ansiedade.
* Utiliza muito para combater parasitas intestinais e são úteis no tratamento da síndrome do intestino irritável.
– É considerado excelente para os pulmões e membranas mucosas. A Semente de Abóbora pode ser consumida em saladas, granolas, frutas, lanchinhos no decorrer do dia e receitas de pães, bolos, cookies.