A morte do ex-vereador Francisco Eudes Alves Gomes, na cidade de Tianguá, nesta quinta-feira (09), chamou atenção após a forma trágica em que se deu óbito. Na ocasião, “Eudim’’, foi picado por um enxame enquanto cuidava do seu sítio, na zona rural do município, localizado a cerca de 330 quilômetros de Fortaleza.
As picadas de abelhas acontecem quando elas usam seus ferrões para se defenderem. O ferrão desses insetos contém um veneno, podendo causar sintomas como dor e inchaço. Em alguns casos, as vítimas de picadas podem ter reações alérgicas graves que requerem atendimento médico imediato e, se não tratadas rapidamente, podem levar à morte.
Veja abaixo os sintomas de acordo com a Cleveland Clinic
SINTOMAS DE UMA PICADA DE ABELHA
- Dor aguda e ardente no local da picada;
- Descoloração da pele ao redor da picada;
- Inchaço na área afetada;
- Coceira na pele.
SINTOMAS GRAVES E POTENCIALMENTE FATAIS
- Urticária;
- Dificuldade para respirar;
- Tontura ou vertigem;
- Inchaço na língua ou na garganta;
- Náusea;
- Diarreia;
- Pulso acelerado.
VÁRIAS PICADAS
Além disso, segundo a Mayo Clinic, ao receber várias picadas de abelha, a reação pode ser ainda mais grave. Os sintomas de um ataque de abelha podem incluir náuseas, vômitos, diarreia, febre e tontura. Segundo a clínica, as reações graves podem acontecer de 15 minutos a uma hora após a picada.
COMO TRATAR UMA PICADA?
- Remover o ferrão, arrastando-o suavemente sobre a pele para puxá-lo para fora. Evite usar pinças, pois elas podem injetar mais veneno em sua pele;
- Limpar a ferida com sabão e água;
- Colocar uma bolsa de gelo na pele;
- Monitorar a lesão, procurando o pronto-socorro em casos de inchaço além do local da picada ou de desenvolvimento de sintomas de reações alérgicas.
É fundamental buscar ajuda médica ao ter reação grave à picada de abelha, pois pode ser um sinal de anafilaxia. O atendimento de urgência também deve ser procurado em casos de múltiplas picadas de abelhas, principalmente em crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.