Já imaginou se existisse um buraco capaz de atravessar o nosso planeta por completo? E se fosse possível saltar dentro dele, quanto tempo levaríamos para chegar ao outro lado? Bom, essas perguntas são bem frequentes quando somos crianças e parece que foram encontradas algumas respostas.
Na realidade, o buraco não existe, mas se existisse e uma pessoa saltasse dentro dele, as diferentes forças da física fariam qualquer pessoa chegar ao outro lado do buraco em menos de uma hora. O problema é que a pessoa não viveria para contar a história.
Uma equipe do MinutePhysics fez vários cálculos matemáticos e descobriram que uma pessoa levaria 42 minutos para atravessar a Terra em queda livre.
A velocidade certa não é absolta porque varia muito do corpo de quem está caindo. Resumidamente, quanto mais próximo do centro da Terra alguém consegue ir mais rápida essa pessoa fica, porém a aceleração será menor.
O experimento foi comparado com a mesma física de como funciona o movimento de um pêndulo, e chegaram à conclusão de que uma pessoa atravessando a Terra em queda livre levaria o mesmo tempo que um objeto leva para dar meia volta caindo ao redor do planeta.
O cálculo foi utilizado com a Terra sendo uma esfera perfeita. Mas se fosse baseado no formato da Terra original o tempo poderia variar entre 37 e 42 minutos.