Um estudo recente mostrou que ser amado ou rejeitado pelo pais afeta na personalidade e no desenvolvimento das crianças até a fase adulta. O resultado da pesquisa mostrou que figuras de responsáveis, moldam as características da nossa personalidade.
A experiência da rejeição é capaz de transformar personalidade de uma pessoa. Crianças e adultos em todos os lugares tendem a responder exatamente da mesma maneira quando se sentem rejeitados por seus cuidadores e outras figuras de apego a personalidade de uma pessoa.
De acordo com outros estudos, o sentimento de rejeição é equivalente a uma pessoa que levou um soco no estomago. Mas, ao contrário da dor física, a dor psicológica da rejeição pode ser revivida por anos.
A experiência de ser rejeitado faz com que essas pessoas tenham mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outros, por exemplo, parceiros íntimos, porque elas têm medo de passar pela mesma situação novamente.
Um outro estudo mostrou que a figura do pai na infância pode ser mais importante. Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do pai.