Taco de tarântula. Isso mesmo. No entanto, o restaurante que servia a "iguaria", na Cidade do México, acabou fechado pela Procuradoria Federal de Proteção Ambiental do país. As informações são do site mexicano Animal Politico.
Isso porque a tarântula usada na refeição bizarra não era qualquer uma. Tratava-se de uma Tarântula Vermelha Mexicana, espécie ameaçada de extinção. O estabelecimento ficava no centro da capital mexicana, no Mercado San Juan, onde as autoridades mexicanas apreenderam quatro aracnídeos "queimados e dourados”.
O restaurante defende que as tarântulas usadas eram provenientes de um criadouro na cidade de Veracruz, versão que não foi aceita pelo órgão ambiental por falta de provas. A procuradoria chegou ao local depois de ter recebido diversas denúncias a partir de um vídeo promocional do estabelecimento divulgado nas redes.
De acordo com outro site mexicano, o Animal Gourmet, as tarântulas são colocadas no congelador por três minutos para morrerem. Em seguida, são fervidas em água e mezcal, bebida alcoólica mexicana de origem indígena. Terminado, uma nova fervura é feita com legumes selvagens e sal de camarão.
O último passo é levá-las ao forno e escová-las para remoção dos pelos tóxicos. Elas também podem ser flambadas, como visto no registro que provocou as denúncias. "Este é apenas um dos preparos feito com a tarântula para que possamos degustá-la!", diz a legenda. A postagem tem apenas seis comentários, mas nenhum que reprove o restaurante: "Temos que provar!", escreveu uma internauta, que até marcou um amigo na publicação.