Os habitantes de Tyumen, na Rússia, estão simplesmente aterrorizados com o aspecto do Rio Molchanka, que corta a região. De acordo com o site The Siberian News, há uma semana o curso d'água adquiriu a cor "vermelho sangue".
Os moradores da cidade temem que o rio tenha sido contaminado por alguma fábrica. No entanto, especialistas ainda não identificaram a causa do fenômeno.
A população ainda reclama da demora das autoridades em verificar se a transformação das águas podem oferecer risco à saúde. "Isso pode ser muito grave", declarou um morador.
Alexander Rein, chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Ecologia da Região de Tyumen, disse ao portal de notícias Tumix que ainda é preciso definir a fonte de contaminação.
"Funcionários da Autoridade de Supervisão do Estado e da administração da região de Tyumen estão dirigindo ao longo do rio, verificando se isso poderia ter sido causado por um despejo de alguma empresa", explicou Rein.
Irina Miteva, outra autoridade da região, conta que a equipe que examina a área não encontrou nenhum vestígio de descarga de esgoto: "Foram extraídas amostras extras de água. Os resultados do laboratório estarão prontos até o final desta semana".
O maior receio dos moradores de Tyumen é que as água suspeitas do Rio Molchanka cheguem até os reservatórios que abastecem a cidade.