Para tudo na vida é necessário ter uma senha. E-mail, Facebook, banco, site de compra, celular, são exemplos que comprovam a necessidade de uma senha para funcionar.
Mas, com esse meio mundo de senhas para lembrar, é comum criarmos senhas fáceis para não serem esquecidas. Nessa escolha, corremos o rico de algum hacker conseguir acesso a nossa conta e fazer um grande estrago. Para não ter surpresa, daremos a você, umas dicas de como criar senhas seguras e lembrá-las depois. Confira:
1. Aumente a quantidade de caracteres
Ao fazer uma senha, use no mínimo 8 caracteres.
2. Guarde na nuvem
Nunca escreva sua senha no papel. Existem alguns programas que guardam senhas, o Keepass.com é um deles. Nele as senhas ficam criptografadas, mas use somente para guardar documentos menos importantes.
3. Use Números
Não use datas de aniversários ou do popular 123456. Escolha números com significado, como o tamanho das roupas ou sapatos. Troque também letras por números visualmente semelhantes como E pode ser 3, A vira 4, e o O vira zero.
4. Musica
Você pode associar a sua senha com uma música preferida. E aproveite para misturar letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, Fogo e Paixão, do Wando, vira FoEPa. A dica é separar um pacote mental para cada tipo de senha: relacione sempre redes sociais a músicas, e e-mails a planetas, por exemplo.
4. Use símbolos
Use o # (sustenido) se a senha tiver a ver com música; ou cifrão ($) se a senha tiver relação com dinheiro. Usar símbolos deixa a senha com nivel se segurança alto.
5. Troque a senha
Senhas devem ser trocadas a cada dois meses. Por isso, mude apenas a ordem dos caracteres. Por exemplo, a senha FoEPa pode passar para PaEFo. Use alguma referência para relacionar a senha.