Ganhar na loteria é uma questão de sorte ou estratégia? A história fascinante de Stefan Mandel prova que tudo pode ser uma mistura desses dois elementos.
O matemático romeno ganhou 14 vezes na loteria usando análises estatísticas e uma pitada de sorte. Através de métodos legítimos, ele conseguiu ser vitorioso dentro da legalidade da época.
A história começa na Romênia, no final dos anos 1950, na era comunista. Naquela época, Stefan trabalhava como economista e começou a estudar a loteria do país, que era sancionada pelo governo. O matemático foi capaz de analisar o sistema dos jogos e as probabilidades de ser premiado nos sorteios.
Sistema com até 40 números
A nova estratégia de Stefan Mandel:
- Calcular o número total de combinações possíveis em determinada loteria;
-Simplificar as combinações de probabilidades onde o prêmio é pelo menos três vezes maior que o número de combinações possíveis;
-Arrecadar dinheiro suficiente através de investidores para comprar um bilhete para cada sequência;
Imprimir os milhões de bilhetes em casa, cada um com uma combinação (uma prática permitida na época);
- Ganhar o prêmio e pagar os investidores que participaram do esquema.
-O esquema começou a ganhar fama entre os jogadores, e muitas pessoas se uniram ao matemático para investir na aquisição dos bilhetes.
Cada vez mais ambicioso
Foi assim que o matemático conseguiu conquistar os prêmios principais nas loterias por 12 vezes. O governo, que ficava cada vez menos contente com as vitórias de Mandel, passou a implementar novas regras e leis para impedir que o esquema fosse aplicado nos sorteios.Eventualmente, ele desistiu de apostar na Austrália e decidiu investir suas técnicas matemáticas para ganhar na loteria dos Estados Unidos.