Sabe quando você está pegando no sono e de repente sente o corpo dar um pulo? Parece um susto. Muita gente também sente como se estivesse caindo. Esse fenômeno é chamado de espasmo hipnagógico em referência ao estado de mesmo nome — que é o período de transição entre a vigília e o sono — e produz um movimento muscular involuntário.
Segundo o Live Science, os espasmos musculares podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidos por som, luz ou outros estímulos externos. Algumas pessoas relatam espasmos hipnagógicos acompanhados de alucinações, sonhos, sensação de queda, luzes brilhantes ou barulhos vindos de dentro da cabeça.
Esses espasmos do início do sono são bastante comuns, sendo que algumas pesquisas sugerem que 60 a 70% das pessoas os têm. Muita gente pode ser acometida pelos espasmos noturnos, mesmo sem saber, pois muitas vezes as contrações são facilmente esquecidas, especialmente se elas não acordam a pessoa.
Por que ocorre?
Alguns cientistas acreditam que certos fatores, como o stress, a ansiedade, a fadiga, a cafeína e a privação de sono, possam aumentar a frequência ou a gravidade dos espasmos hipnagógicos, mas ainda faltam pesquisas mais conclusivas sobre o assunto. Apesar de não ter um motivo principal pelo qual o fenômeno ocorre, os pesquisadores têm algumas teorias.
Uma hipótese diz que os espasmos são uma parte natural da transição do corpo da fase de alerta para a do adormecer, ocorrendo quando os nervos têm uma "falha de ignição" durante o processo.
Outra ideia popular tem uma abordagem mais evolutiva para os espasmos hipnagógicos, explicando que eles são um antigo reflexo primata para o relaxamento dos músculos durante o início do sono.
Dessa forma, o cérebro interpretaria essencialmente o relaxamento como um sinal de que o primata dormindo está caindo de uma árvore, fazendo com que os músculos reajam rapidamente. Até que faz sentido. E você, tem sempre esses espasmos quando está caindo no sono?