Quando você bebe refrigerante, várias coisas no seu corpo acontecem. Para saber mais sobre esse processo, confira o nosso post:
1. Assim que é ingerido, o pâncreas é notificado e rapidamente começa a criar insulina em resposta ao açúcar. A insulina é um hormônio que o corpo usa para mover o açúcar dos alimentos ou bebidas para a corrente sanguínea, onde as células são capazes de usar o açúcar para obter energia. Em apenas 20 minutos, os níveis de açúcar no sangue atingem um pico e o fígado responde à insulina, transformando açúcar em gordura para armazenamento.
2. Dentro de 45 minutos após engolir um único copo com 20 onças [500 gramas] de refrigerante, a cafeína da bebida é totalmente absorvida, e como resultado suas pupilas dilatam e a pressão arterial sobe. O corpo produz mais dopamina, que estimula os centros de prazer do cérebro – assim como uma linha de baixo grau de cocaína.
3. Então o corpo começa a experimentar um choque de açúcar no sangue, que é em torno do mesmo tempo que uma pessoa consome o seu segundo copo de refrigerante, ou outro lanche doce. A conexão entre a bebida gaseificada em questão com a epidemia de obesidade é tão interligada, pesquisadores de Harvard calcularam que cada soda adicional consumida aumenta o risco de obesidade 1,6 vezes.